Lar da Criança Irmã Júlia

Como Instituição Filantrópica, foi fundada em 28 de abril de 1959, por Maria Benedicta Cabral San Martin, que buscava proporcionar um Lar às crianças órfãs do município de Pindamonhangaba. Inicialmente o trabalho era realizado em uma casa na Rua São João Bosco, nº 523 e em 20 de junho de 1963 foi inaugurada a Sede da entidade, também à Rua São João Bosco, nº 744, onde funciona até os dias de hoje. Ao longo dos anos foram diversas mudanças na dinâmica de atendimento, sendo realizado convênios com o Governo Federal e o Governo do Estado de São Paulo, passando a receber crianças da antiga FEBEM (Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor) chegando a atender cerca de cento e dez crianças. Neste período o Lar realizava atendimento apenas às crianças do sexo feminino. Com o advento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) em 1990 e do CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) em 1991, pautada nas legislações atuais de referência ao atendimento à criança e adolescente, o Lar passa a fazer parte do Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, através do Acolhimento Institucional provisório e excepcional, na modalidade Abrigo, à ambos os sexos com a finalidade de atender crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, cujas famílias se encontram temporariamente impossibilitadas de cumprir sua função de cuidado e proteção. Atualmente o Lar da Criança “Irmã Júlia” dispõe de duas unidades, sendo uma para atendimento de crianças entre 0 e 12 anos incompletos situada a Rua São João Bosco, nº 744 e outra para atendimento de adolescentes com a faixa etária de 12 a 18 anos incompletos, situada a Rua Bicudo Leme, nº 330, ambas com capacidade de 20 vagas.

Missão

Acolher as crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade, encaminhadas pelo Poder Judiciário e Conselho Tutelar, garantindo a proteção e os direitos à convivência familiar e comunitária, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Visão

Ser um Lar e desenvolver um trabalho eficaz, respeitando a individualidade e história de vida de cada criança, proporcionando o exercício da cidadania e desenvolvimento de valores morais e éticos.

Valores

Compromisso com a proteção integral das crianças atendidas. Eficiência e responsabilidade no trabalho realizado.

Unidade I

  • Presidente
    Kátia San Martin Boaventura Carvalho Corrêa
  • Coordenação
    Erika Regina Bauer H. dos Santos
  • Assistente social
    Aline Morgado Escóssio Bello
  • Psicóloga
    Sheila Letícia Arrieta
  • Auxiliar de escritório
    Elaine Cristina de Oliveira
ProfissionalCarga HoráriaQuantidadeUnidade
Coordenadora44 Horas Semanais1I
Motorista44 Horas Semanais1I
Assistente Social30 Horas Semanais1I
Psicóloga30 Horas Semanais1I
Nutricionista2 Horas Semanais1I
Cuidadores42 Horas Semanais14I
Cuidadores12×3610I
Cozinheiras44 Horas Semanais2I
Serviços Gerais44 Horas Semanais3I

Unidade II

  • Presidente
    Kátia San Martin Boaventura Carvalho Corrêa
  • Coordenação
    Ana Luísa Guedes Cesário
  • Assistente Social
    Marcela Mayla Lingiarde Gomes
  • Psicóloga
    Maria Luiza Silva Torres
  • Assistente Financeiro
    Damila de Oliveira Nascimento
ProfissionalCarga HoráriaQuantidadeUnidade
Coordenador44 Horas Semanais1II
Motorista44 Horas Semanais1II
Assistente Social30 Horas Semanais1II
Psicóloga30 Horas Semanais1II
Nutricionista2 Horas Semanais1II
Cuidadores42 Horas Semanais14II
Cuidadores12×3610II
Cozinheiros44 Horas Semanais2II
Serviços Gerais44 Horas Semanais3II